Popular Posts

Tecnologia do Blogger.
Marcia Korrea. Tecnologia do Blogger.

Translate

Busca

Bijuterias com Pedras de Rio

Pedras de rio e mar servem para fazer bijuterias!_  O verão traz a certeza de muito contato com a água tanto salgada quanto doce. Além da possibilidade de encontrar pedras roladas nas praias e margens dos córregos.

De todas as formas, as pedrinhas arredondadas pela contínua fricção das arestas entre elas existem em abundância suficiente para se fazer um garimpo legal, com amplas possibilidades de seleção.
E a época de calor e descontração das roupas também pede o uso de bijuterias com materiais naturais. Quem nunca esparrou com pedras e imaginou composições artesanais? Se não meteu a 'mão na mina' foi por preguiça ou não saber como produzir suas criações exclusivas. Eu mesma já achei coisas bem interessantes, como uma pedra com formato muito similar a um coração. Meu filho deu ela a sua avó paterna, e ela adorou. Agora, achamos uma outra, cujo formato também lembra um coração, e esta não dou pra ninguém. Tá ali quietinha no meu rack. Ela é marrom, cheia de pequenas ondulações, e ao mesmo tempo lisinha. E pode ter sido formada a milhões de anos.

Agora a boa notícia para recuperar o tempo perdido e talentos desperdiçados: hoje em dia, ao contrário de antigamente, equipamentos apropriados estão disponíveis a baixo custo para a tarefa de transformá-las em acessórios interessantes e originais. Os principais são um kit completo com microrretífica manual de alta velocidade e mais duas brocas com pontas diamantadas. Sem merchan e por experiência, a marca mais indicada é a Dremel, que serve para artesanato em madeira, para furar as pedras que você encontrar, e muito mais coisas.

Essa máquina se acha em lojas de utilidades domésticas e os acessórios em fornecedores de material de construção e para vidraceiros. O preço total fica em torno de 300|400 reais. E por que duas brocas? Uma maciça, para marcar os pontos de apoio na entrada, e outra oca para não esquentar com o atrito e permitir a dissipação do calor durante o processo de furação.
Lembrando que o desgaste é realizado num recipiente com água.
Todos os procedimentos podem ser vistos no tutorial publicado aqui no blog (disponibilizado pela artesã norte-americana Jenny Hopple).
Para completar a montagem de pingentes, brincos, anéis, pulseiras etc., use componentes e acessórios das lojas de biju até você ganhe algum dinheiro para investir na sua própria fundição exclusiva.
Adereços finos com pedras roladas sempre fizeram sucesso em países desenvolvidos. Aqui, por desinformação e preconceito, só começam a decolar por influência lá de fora. A oportunidade é agora. Felicidades. E quando você estiver produzindo suas peças, comente aqui. Pode até enviar as foto|texto para eu postar aqui. Será um prazer, ainda mais sabendo que influí nisto.
< >
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário